Visita técnica Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação – Unidade Brasília

Os acadêmicos dos 7º e 9º períodos de Enfermagem sob supervisão da professora da disciplina, Saúde da Criança e do Adolescente, Ma. Luciene Lorenço Mota, onde realizaram visita técnica guiada de observação no Hospital de Reabilitação Sarah – Unidade Brasília/DF, que faz parte da Associação das Pioneiras Sociais. O objetivo da visita foi verificar através da prática a importância da Reabilitação Neuropsicomotora – que é base de todo o trabalho realizado no Hospital, com vistas a reinserir os indivíduos na sociedade.  Os pacientes são atendidos nesta Instituição por profissionais de diferentes áreas que trabalham de forma integrada, numa abordagem interdisciplinar. “A equipe avalia condições clínicas individuais do paciente, percebe o sujeito em sua integralidade e não como somatório de campos de conhecimento desconectados. Os profissionais atuam na área da assistência, ensino, pesquisa e projetos de prevenção” (Rede Sarah). Compõem a equipe médicos de diferentes especialidades: clínicos, neurologistas, pediatras, radiologistas, neurofisiologistas, patologistas clínicos, patologistas cirúrgicos, ortopedistas, geneticistas, cirurgiões, neurocirurgiões e urologistas, em conjunto com uma equipe paramédica: fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, nutricionistas, farmacêuticos, biólogos, assistentes sociais, professores de educação física, dança e artes, que juntas promovem a reabilitação neuropsicomotora. Dentro do Hospital os pacientes podem ser atendidos nas áreas ambulatorial, internação e apoio, inclusive com procedimentos cirúrgicos e tratamento oncológico (este último ligado aos Cânceres Neurológicos e de Ossos).

Inicialmente os acadêmicos foram recebidos pelos enfermeiros Gerson (RT Neurologia) e Aline (RT Ortopedia e Pós-operatório) que apresentaram de início os Princípios da Rede Sarah e suas nove unidades hospitalares no Brasil. Também apontaram as maiores demandas neurológicas, sendo estas o Trauma Cranioencefálico e Acidente Vascular Cerebral, mas destacaram que as principais doenças atendidas na unidade de Brasília que acometem as crianças e adolescentes são: Artrogripose, Disparidade de membros inferiores, Doença de Perthes, Doenças genéticas que acometem os membros, Epifisiólise da cabeça femoral, Escoliose / Cifose, Lesões de nervo periférico, Luxação congênita de quadril, Luxação da rótula, Pé torto congênito, Sequela de trauma em ossos e articulações, Torcicolo congênito, Tumores ósseos primários, Alterações na forma do andar e assimetrias corporais. Os enfermeiros ressaltaram sobre o papel da enfermagem e sua atuação dentro do Hospital Sarah. Os acadêmicos esclareceram as dúvidas surgidas junto aos profissionais de enfermagem. Após isto os acadêmicos realizaram uma visita aos Ginásios de reabilitação e diversos locais do Hospital, incluindo recepção, enfermarias, espaço de convivência, clínicas de exames, piscinas, entre outros. Também puderam observar peculiaridades específicas ao atendimento local, como mobília adaptada (Cama/maca com arco balcânico e colchão pneumático). A visita foi de suma importância, já que todos os acadêmicos ainda não conheciam tal Instituição. Destacou-se mais um campo de trabalho do profissional enfermeiro que pode atuar em equipe interdisciplinar de serviço especializado em reabilitação.

O fechamento da atividade prática deu-se em sala de aula (FACTU) com todos os acadêmicos que através de debate, os mesmos juntamente com a professora, trocaram as experiências adquiridas a partir da visita realizada e avaliaram positivamente a prática desenvolvida no Hospital Sarah de Reabilitação.

 

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222