O coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FACTU, Adalberto Lucas Capanema, participou de mais um evento nacional, nos dias 4, 5 e 6 em Fortaleza_CE. Trata-se do VI Encontro Nacional de Coordenadores de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade-CFC. O objetivo do evento é aproximar o CFC da realidade das instituições de ensino superior, discutindo a qualidade do ensino, as tendências da profissão e os principais desafios dos cursos de Ciências Contábeis no País.
O encontro contou com a participação de mais de 300 coordenadores e professores de todos os estados. O evento iniciou com a palestra de Augusto Cury – Semeador de idéias – A Educação no Século XXI. Considerado um dos autores mais lidos no Brasil nos últimos anos – já publicou 25 livros e, atualmente sua obra é editada em mais de 50 países. Outros temas foram tratados como: Papel dos Coordenadores de Curso nas Instituições de Ensino; Exames e Formação Continuada; Gestão e Sociedade do Conhecimento: Novos Desafios à Formação e à atuação Profissional; As IFRS nos Currículos de Ciências Contábeis; XBRL – A Necessidade do Estudo das Tecnologias e Sistemas de Informação na Formação dos Contadores; A Geração Y, identidade, Desafios e Oportunidades. A última palestra foi: A Aula Expositiva é a Iguana do Ensino. Proferida pelo colunista da Revista Veja, Claúdio Moura Castro.
O evento contou com a inauguração da exposição Itinerante do Museu de Contabilidade do CFC. Foi lançado o 19° Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado de quatro em quatro anos, previsto para os dias 26 a 29 de agosto de 2012 em Belém – PA. Na parte cultural o evento contou com a apresentação da Camerata da Unifor com o músico cearense Waldonys. Teatro sobre monografia e show com o humorista Adamastor Pitaco.
Para o professor Adalberto, “Participar de eventos dessa importância é fundamental para a melhoria da qualidade de nosso curso, divulgação em nível nacional da FACTU, Unaí e do Noroeste de Minas. A FACTU possibilita dessa forma a capacitação constante de seus funcionários e o desenvolvimento do ensino superior na nossa região, trazendo em primeira mão o que se faz de melhor no ensino da contabilidade atualmente”.