Vernissage do livro TRAVESSIA

Vernissage do livro TRAVESSIA

A Vernissage (envernizamento)  é uma pré-estréia de uma obra de arte, onde o autor apresenta seu trabalho a um seleto grupo de convidados que após a leitura da obra que tem a oportunidade de debatê-lo e abordá-lo a partir de outras linguagens enriquecendo-a. A pré-estréia da TRAVESSIA de Cidy Olímpio é uma iniciativa do professor Dêner Neves no rodo das  discussões em classe da questão dos paradigmas emergentes em educação, em particular na obra de Edgar Morin, Maria Cândida de Moraes (UCB) e do princípio da Incerteza e a teoria do Caos de Heisenberg, contribuições muito importantes para a epistemologia da moderna ciência em educação.

O livro que nestes últimos 60 dias tem sido recebido com grande entusiasmo por leitores e contistas de Unaí e norte de Minas de Gerais, surgiu-nos durante um desses debates classe, não como conteúdo programático, mas onde este conteúdo pode nos levar. Pois enquanto discutíamos os autores do programa de Filosofia da Educação, onde procurávamos compreender o caos criativo,  descobrimos em meio aos caos de uma boa aula, a leitura inesperada (que chamamos de estado de indisciplina ou desatenção) do texto, e inspirados nas lições de Maria Cândida de Moraes, procuramos transformar a entropia (energia que para o senso comum é desperdiçada em um sistema termodinâmico) em exemplo de como o ambiente caótico pode ser (e é) altamente produtivo.
Portanto o texto de Cidy Olímpio surge não pelo seu conteúdo em si (se bem que encantador), mas como demonstração de como situações aparentemente entrópicas podem e devem ser utilizadas pelo professor como peças tão importantes para a construção do conhecimento que aquelas firmemente planejadas, nos fazendo questionar o que seria mais importante:  O planejamento ou a execução ? Pergunta que nos remonta aos teóricos citados e ao princípio do terceiro incluído de Bassarab Nicolescu.

Cidy Olímpio é Servidor Público. Jornalista e Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí, Travessia é seu primeiro livro de contos, inspirado nas memórias de sua infância em Montalvânia- MG.

Por: Dêner Neves
Professor de Filosofia da FACTU

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222