Professores da rede Estadual do Estado de Minas Gerais participam de palestra na FACTU

Professores da rede Estadual do Estado de Minas Gerais participam de palestra na FACTU

Objetivando uma maior integração entre a instituição superior e as escolas da Educação Básica é que as Coordenadoras do Curso de Administração (Professora Lidiane Campos) e de Pedagogia (Professora Maria Aparecida) visitaram duas escolas estaduais da cidade de Unaí.

Dessas visitaram surgiu a ideia de se elaborar projetos direcionados a estudantes do Ensino Médio. Um deles já aconteceu na Escola Estadual Delvito Alves da Silva (I SIC – Primeira Semana de Informação de Carreira) e agora um outro que está em andamento, também voltado para a área de empregabilidade destinado aos jovens da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco.

Por ocasião destes encontros é que foi solicitado pelas diretoras da Escola Estadual Delvito Alves da Silva (Senhora Maria de Fátima Brito) e da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco (Senhora Vanilda Aparecida Palma Souza) um momento para os professores. Assim, foi realizada na Sala Professor Lozetti uma palestra intitulada “Ser educador no exercício da docência”, com o Professor Dr. Luíz Síveres, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília.

Tal evento aconteceu no dia 16 de março de 2015 e foi abrilhantado por uma apresentação musical com o Professor Dr. Wellington (violino) e Enos (violão), da cidade de Paracatu – MG.

O Professor Dr. Síveres salientou a necessidade de se ter uma pedagogia onde estejam presentes o diálogo e o encontro na relação entre educadores e educandos, destacando que a proximidade é fundamental no processo de construção do conhecimento. Com serenidade, alegria e firmeza, suas palavras e seu olhar transmitiram uma mensagem de esperança, apontado possíveis caminhos para uma educação mais salutar. Todos estavam atentos ao que ele dizia, entretanto um momento de profunda comoção foi quando ele colocou que devemos sempre ser gratos à nossa mãe, nossa primeira educadora.

Destacou também que sempre que vai à sua terra natal (no Sul do Brasil), visita sua primeira professora, Dona Ludovica. Assim ele narrou: “eu a visito, beijo suas mãos e lhe digo: ‘se hoje eu sou um doutor é graças à senhora, que me ensinou as primeiras letras.'” Referindo-se aos professores presentes completou: “Quantas histórias nasceram das mãos de vocês… e vão continuar nascendo!”
Em seguida aconteceu o lançamento do livro Encontros e diálogos: Pedagogia da Presença, Proximidade e Partida, que contou a presença de educadores da cidade de Unaí, professores/coordenadores de cursos e acadêmicos do Curso de Pedagogia.

Segue um trecho do livro: “A vida humana constitui-se […], não apenas na predominância das condições econômicas, políticas ou sociais, mas pode ser complementada pela dimensão relacional com base no pressuposto dialogal. Nesse direcionamento, o diálogo é uma palavra e uma experiência cheia de sentidos e plena de significados para a existência humana, porque se revela por meio de uma proposta criadora e comprometida com a realidade pessoal, social e transcendental.”

Agradecemos às diretoras, professoras e professores pela confiança depositada em nós e esperamos que outros encontros (e diálogos), aconteçam, estabelecendo, assim, uma relação de troca de conhecimentos e experiências.

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222