Outubro Rosa por Mulheres mais Conscientes

O mês de outubro deste ano foi marcado pelo Rosa na FACTU, os acadêmicos do curso de Enfermagem da Instituição priorizaram por conscientizar e trabalhar pelas mulheres da nossa Faculdade e cidade, sobre a importância da prevenção do câncer. Dentre as atividades o 8º Período de Enfermagem da Faculdade sob a supervisão da professora Karita Rosa de Oliveira realizou diversas atividades práticas junto à comunidade em cumprimento aos requisitos para conclusão da disciplina de Saúde da Mulher e do RN. As atividades tiveram como objetivo explorar o conteúdo teórico exposto nas aulas desenvolvendo no acadêmico de enfermagem competências e habilidades para a assistência às doenças ginecológicas, com ênfase no câncer de mama e câncer de colo uterino, tendo em vista que outubro é o mês que se realiza a campanha internacionalmente conhecida como Outubro Rosa.

De  acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2015) a campanha tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O tema é de grande relevância na formação do profissional enfermeiro uma vez que a prevenção destes tipos de câncer é uma das prioridades da política de saúde sendo o enfermeiro que atua na atenção básica um elemento chave para o desenvolvimento de atividades como o planejamento da atenção, a coordenação da equipe, a educação em saúde, o diagnóstico da doença e o acompanhamento da mulher.

As atividades iniciaram no começo do mês, com a divulgação do tema entre a comunidade acadêmica e para isso os alunos fizeram a ornamentação das dependências da Faculdade com tecidos, laços e iluminação na cor rosa, símbolos da campanha e também a exibição na recepção da Faculdade de vídeos educativos sobre o auto-exame da mama e sobre os sinais e os sintomas da doença.
Nos dias 09, 14, 15 e 16, a turma participou da campanha de prevenção realizada pela Coordenação de Atenção Básica do município de Unaí a qual tinha o objetivo de realizar orientações e exames da mama e do colo uterino. As atividades foram desenvolvidas na Unidade Móvel de Saúde, a qual permaneceu na Praça da Prefeitura Municipal.  Os agendamentos dos atendimentos foram realizados pela Secretaria de Saúde, que disponibilizou todo o material necessário cabendo aos alunos do 8º Período, sob a supervisão da professora Karita executar os procedimentos e prestar as devidas orientações às mulheres atendidas.

Ao todo foram 41 mulheres atendidas e todos os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar e de executar condutas próprias da enfermagem na assistência ginecológica, tais como a anamnese, o aconselhamento, o exame das mamas e coleta de material citopatológico do colo uterino. Todas as mulheres foram previamente orientadas sobre a participação dos alunos devido ao caráter educativo  e formativo da atividade sendo a aceitação por parte delas muito boa.
Esta atividade prática teve  suma importância para o aprendizado dos conteúdos da disciplina e para a formação ético-profissional dos  alunos visto que foi possível integrar o conhecimento teórico apreendido à prática profissional, aperfeiçoando o conhecimento dos alunos sobre a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, as técnicas dos exames ginecológicos, as alterações mais comuns do aparelho ginecológico e as condutas frente às doenças sexualmente transmissíveis e outras afecções ginecológicas.
Finalmente a programação de atividades do Outubro Rosa finalizou com uma caminhada realizada no dia 20 de outubro a qual teve a participação da coordenação, dos professores e  dos  períodos do Curso de Enfermagem sendo que todos vestiram a camisa rosa em prol do combate ao câncer de mama. A ideia da caminhada foi levar o movimento para fora da Instituição com o objetivo de divulgar o tema na comunidade local e demonstrando como o curso de enfermagem da Faculdade está comprometido com as necessidades de saúde da população. Foram utilizados faixas, paródias e palavras de ordem durante a caminhada para despertar a reflexão das pessoas sobre a importância da prevenção. Outro ponto que se buscou enfatizar com a realização da caminhada foi de incentivar   a adoção de um estilo de vida saudável sendo que a atividade física é considerada um fator de proteção contra o câncer. A caminhada teve início na porta da FACTU e percorrendo diversas ruas do centro da cidade até chegar à rua Nossa Senhora do Carmo onde os alunos do 8º Período permaneceram distribuindo laços rosas e folhetos educativos para os motoristas e pedestres.

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222