Os acadêmicos dos curso de Agronomia e Direito juntamente com os professores Vanderlei e Francilene participaram na última quinta-feira, de palestras e visita técnica as instalações da Usina Hidrelétrica Queimado, visita que fez parte da Semana Agronômica da Instituição.
O empreendimento objetiva de aumentar a disponibilidade energética e fomentar o desenvolvimento da Região do Noroeste Mineiro, do Distrito Federal e da Região Leste do Estado de Goiás.
A obra concluída em 2004 é a única usina desse porte de Minas Gerais que possui sua casa de força completamente subterrânea. Produz 105MW, energia suficiente para atender 300 mil consumidores. A área inundada atinge os municípios Unai e Cabeceira Grande(MG), Cristalina e Formosa (GO) e da área Administrativa do Paranoá(DF).
No evento foram tratados de assuntos como: benefícios do empreendimento para a região; aspectos meteorológicos, operação das usinas, restrições ambientais, aspectos de segurança, programas para minimizar os impactos ambientais gerados pela usina. Após explicações teóricas todos participantes fizeram uma visita técnica a todas as instalações da usina. Com atitudes como estas, cada vez mais freqüentes nas empresas, o consórcio CEMIG/CEB mostra para a sociedade organizada os benefícios e também as conseqüências e de um empreendimento tão importante como a geração de energia. A transparência nas informações e comprometimento com a sociedade deve ser um princípio a ser seguido por todas as empresas e órgãos públicos deste país para termos uma sociedade mais justa e feliz.
A inserção social de uma instituição de ensino superior vai muito além da formação técnica profissional, ela está presente em todos os aspectos do desenvolvimento social do país, para isto o estudante universitário tem que estar atento. A qualidade na educação deve ser medida pelo desempenho, contribuição, importância e melhoria no desenvolvimento social proporcionado pela instituição no local em que ela está inserida.