Acadêmicos do Curso de Pedagogia da FACTU acompanhados pelos professores Paulo Giovanni, Amélia Rodrigues, Edivânia Fernandes e Carmen Bitarães marcaram presença no 6º Fórum das Letras em Ouro Preto-MG, nos dias 13 e 14.
Para alunos e professores foi notório a presença africana na mineira Ouro Preto, especialmente por ser uma cidade essencialmente erguida pelas mãos dos escravos. Foi esse detalhe que inspirou o tema do 6º Fórum das Letras, com a participação de escritores de Língua Portuguesa, notadamente da Árica. O Fórum das Letras contou ainda com os moçambicanos e angolanos como Carmo Neto, Adriano Botelho e João Maimona. O grupo de brasileiros também foi representativo e contou com Ferreira Gullar, Marina Colasanti, Dácio Pignatari, Adélia Prado, entre outros.
Sotaques distintos da Língua Portuguesa se misturaram no Fórum das Letras nas estreitas ruas de Ouro Preto, no Circuito de Museus como o de Aleijadinho, Casa dos Contos, Inconfidência, Arte Sacra de Ouro Preto e Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP), Igrejas e outros locais visitados. Além da estadia na exuberante cidade de Mariana, alunos e professores seguiram para Ouro Preto no Trem da Vale (Maria Fumaça).
O Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto respira arte, literatura e história, e o Fórum das Letras buscou retratar a construção de uma política de promoção e divulgação da cultura e da Literatura Brasileira, em interação com países cujos ideais se assemelham aos nossos, explica alunos e professores da FACTU.