Foram 40 mil tampas plásticas de garrafas pet, creme dental, shampoo, condicionador, cremes, achocolatado, maionese, leite, amaciante, medicamentos, entre outras que foram doadas à Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (ANMECC) em Unaí-MG, que posteriormente irão repassar as mesmas para o Hospital do Amor de Barretos.
Esse montante significativo arrecadado foi oriundo de um importante projeto realizado pela Irriganor (Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas), “Seu Lixo Salva Vidas” foi um sucesso e teve o apoio de inúmeras entidades privadas, públicas e não governamentais de Unaí possibilitando a arrecadação de dezenas de milhares de tampas plásticas.
Parceria Forte
A Irriganor firmou parceria com uma instituição que a ligação da Associação com as entidades, a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU). Essa união rendeu bons frutos e fez com que a campanha ganhasse corpo e arrecadasse nessa primeira fase uma quantidade significativa que, além de salvar vidas, contribui e muito para a preservação do meio ambiente. A FACTU se tornou também um ponto de coleta dos objetos.
O ouvidor e professor da FACTU, Elói Castro, disse que é uma satisfação participar do projeto junto à Irriganor, além disso afirmou que contribuir com essa ação é importantíssimo, que requer muito mais esforço da população que recurso financeiro. Disse ainda que a faculdade contribui através dos professores e acadêmicos, que além de arrecadarem as tampas ajudaram na contagem dos objetos.
Você ainda pode participar
Não parou por aqui! De acordo com a bióloga e analista ambiental e responsável pelo projeto, Juliana Gracieli, o projeto “Seu Lixo Salva Vidas” continuará sem tempo para acabar, afirmando que a intenção é reunir cada vez mais parceiros e voluntários para aderirem a essa importante ação que, além de tudo, provoca mudanças de comportamento e visão sistêmica, além de chamar a atenção das pessoas para a quantidade de lixo gerado diariamente e que podemos administrar melhor os consumos e destinar esses resíduos para a reciclagem.
“Desenvolvemos esse projeto em Unaí preocupados com a questão ambiental principalmente na área urbana, onde está concentrada a maior parte da população. Cada brasileiro descarta mais de um quilo de resíduos por dia e quando preservamos a natureza e praticamos a filantropia salvando vidas a ação fica ainda mais interessante”, toma um invés mais tocante, embora isso devesse ser uma atitude diária e comum, mas espero estarmos trilhando esse caminho, disse a bióloga ao Portal Unaí”.
O projeto de arrecadar tampas surgiu primeiro em uma ação do Hospital do Amor de Barretos e se concretizou em diversas regiões de Minas Gerais e em Unaí a Irriganor é a condutora do projeto.
Depois da arrecadação das tampas em Unaí, os resíduos são repassados à ANMECC que encaminha os mesmos ao Hospital do Amor de Barretos, que posteriormente repassa para a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC), que vende as tampas e repassa o dinheiro arrecadado ao hospital que poderá realizar compras de equipamentos, materiais de construção, alimentos cadeiras de rodas, ou seja, o que estiver necessitando com maior urgência.
Salientamos que as tampas entregues hoje foram juntadas antes do cenário de pandemia e pedimos que os parceiros tomem as devidas precauções de higienização e assepsia para coleta das mesmas. Queremos continuar com a campanha, porém precisamos garantir a saúde de todos, enfatiza a bióloga Juliana Gracieli.
PortalUnaí