Entrevista com a presidente da AEPU

A professora Maria José Lucas Capanema, presidente da Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí, A.E.PU.,  tem uma ampla experiência na Educação. Dedicou toda sua vida por que sempre acreditou que a melhor forma de investimento que alguém pode fazer a si, é buscar conhecimentos sólidos e duradouros.

Acredita que a Educação é a arte de se adaptar para se transformar sempre. A professora Maria José, concedeu-nos a seguinte entrevista:
ASSESSOCIAçãO DE COMUNICAçãO – Professora Maria José, como está a FACTU neste segundo semestre?
A FACTU no meio do ano, conforme as outras IES, não recebe o mesmo número de novos candidato, como acontece no primeiro semestre, porém existe grande movimento  no que diz respeito às transferências. Alunos da FACTU que procuram outras instituições terminam voltando. A Faculdade recebe sempre alunos de outras instituições, tanto do noroeste, quanto de outros Estados.
A.C – A crise econômica Mundial tem afetado de alguma forma a FACTU?

Pelo contrário, o que estou vendo é uma procura constante de pessoas jovens e com mais idade procurando os bancos das escolas.
A.C – Por quê?

São dois pontos. O primeiro é a política do governo brasileiro voltada para o social; e em segundo lugar é que existe em cada cidadão uma consciência da importância de seu crescimento pessoal e que isso só vai acontecer através da Educação. Em tempo de crise, a Educação é o melhor investimento.
A.C – Como é feito o processo seletivo dos acadêmicos da FACTU?

Todo candidato para pleitear seus estudos na FACTU passa por um processo seletivo, conforme determina a Lei Federal 9.394/96. Tanto os candidatos que vem do ensino médio, quanto os que pleiteiam transferências ou novo título, são submetidos a uma seleção. São consideradas as notas do ENEM, a média das notas do histórico escolar ou a aprovação de bolsas do PROUNI, assim como os resultados da prova elaborada pela FACTU, para os ingressantes pela primeira vez no Ensino Superior; para os transferidos, os documentos advindos da escola de origem e resultados da prova; por fim, os graduados apresentam documentação do outro título mais a prova de redação.
A.C – E para a docência ou auxiliar de ensino, o que a FACTU exige?

Para se trabalhar na FACTU é necessário uma prova de redação, de informática e uma entrevista. Sendo que para o docente, além dessas exigências, e após apresentar documentos e titulação, os mesmos são submetidos a uma banca examinadora de prática docente.
A.C – E a FACTU, é avaliada?

Sim. é avaliada externamente pelo Ministério da Educação e internamente pela Comissão Própria de Avaliação, formada por representantes docentes, discentes, cargos técnicos e membro da comunidade civil, bem como de médico do Ministério do Trabalho que avalia periodicamente a saúde de todos os funcionários.
A.C – O que mais a FACTU oferece à sua comunidade acadêmica?

A Faculdade oferece a seus acadêmicos uma ampla estrutura física, com laboratórios equipados, biblioteca atualizada, além de três grandes laboratórios: CIELC (Centro Integrado de Esporte, Lazer e Cultura), o NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) e a Fazenda Morada Nova, além de muitos convênios com Hospitais, Prefeituras, Embrapa, Fórum, Ministério Público, Tribunal de Justiça e outros.
A.C – Existe alguma organização interna de prevenção de Acidentes?

Sim, a Faculdade tem duas boas equipes: a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a Brigada de Incêndio. As duas equipes fizeram treinamento e estão sempre atentas para situações de prevenção.
A.C – A FACTU se preparou para a prevenção da gripe influenza A (H1N1)?

A FACTU com a suspensão das aulas na primeira semana de agosto, atendendo recomendação do governo Estadual e Municipal, procurou capacitar funcionários e professores, por meio de palestra com a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Adriane de Souza, visando a prevenção individual, bem como, orientação segura aos acadêmicos. Além disso, adquiriu material de higienização adequados para o combate da nova gripe. Além dessas medidas, confeccionou folder explicativo, com orientações gerais, entregues a toda comunidade acadêmica.
A.C – Qual sua mensagem aos acadêmicos para o Dia do Estudante?

Em qualquer tempo e em qualquer situação, sempre se deve investir na Educação. Tudo melhora quando investimos em algo tão profundo e eterno como o saber. Desejo aos estudantes felicidades durante esta segunda jornada de 2009 e que tenham muito sucesso, aproveitando bem todas as oportunidades oferecidas pela Instituição. Parabéns!

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222