Curso de Enfermagem recebe informações importantes em relação a transfusão de sangue

Curso de Enfermagem recebe informações importantes em relação a transfusão de sangue

Na noite do ultimo dia 20 de novembro o 4º período do Curso de Enfermagem da FACTU, promoveu uma discussão de suma importância para a área da enfermagem, medicina e direito, o “Tratamento sem transfusão de sangue é seguro e eficaz”.

Foram convidados os senhores Carlos Eduardo Teixeira Maia, Francisco Françua de Oliveira Júnior, Márcio Leal, Marcos Eduardo Simões e Maurício Conceição, representantes da instituição religiosa COLIH-Comissão de Ligação com Hospitais. Essa rede fornece informações sobre estratégias clínicas para evitar transfusões de sangue e facilitam o acesso a tratamentos de saúde para os pacientes que são Testemunhas de Jeová.  Fizeram parte também da discussão, o Diretor Clínico do Hospital Municipal de Unaí, Dr. Joaquim Tomáz da Silva, o Coordenador do Curso de Direito da FACTU, Mestre Álvaro Cruz, acadêmicos dos Cursos de Enfermagem, Direito e Pedagogia.

Sabe se hoje que as Testemunhas de Jeová, por sua crença religiosa, não aceitam transfusão de sangue como alternativa de tratamento médico. Para eles “as transfusões de sangue podem ser evitadas através de estratégias otimizadas de tratamento para controlar a perda de sangue, podendo-se conseguir isso por meio de uma combinação apropriada de técnicas médicas e cirúrgicas para a conservação de sangue. Equipes multidisciplinares que fazem uso planejado e sistemático de várias opções terapêuticas às transfusões de sangue conseguem evitar a transfusão de sangue de modo simples, seguro e eficaz”.

A abordagem do tema criou um momento de discussão importante entre os convidados, sendo questionado quais os transtornos isso pode acarretar em diversas situações.

Para os acadêmicos, muito ainda tem que se discutir acerca deste assunto, mas ficaram contentes com o resultado da discussão que tanto aguçou a curiosidade de todos.

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222