Curso de Agronomia FACTU em Ação

Curso de Agronomia FACTU em Ação

O curso de Agronomia através de sua coordenadora, Lilian Maia e de seus acadêmicos vem trabalhando em pesquisa como a Implantação de Horta na Associação Mão Amiga. Através da disciplina de Sociologia e Extensão Rural, ministrada pela professora Lilian Rodrigues Maia, realizou a implantação de Horta na Associação Mão Amiga, seguindo alguns conceitos da extensão rural.

A própria justificativa para a existência de um serviço de extensão é o de estimular a população rural para que se processem mudanças em sua maneira de cultivar a terra, de criar o seu gado, de administrar o seu negócio, de dirigir o seu lar, de defender a saúde da família, de educar os seus filhos e, por fim, de trabalhar em favor da própria comunidade.

O objetivo de tal trabalho foi o de incentivar a produção de hortaliças para melhorar a alimentação dos internos e ensinar como se faz e se cuida de uma horta.

Os acadêmicos também participaram da 23ª edição do XXIII CONIRD – Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Estiveram presentes os alunos Warley Batista e Hellen Cristina Mota dos Santos, juntamente da coordenadora Lilian Rodrigues Maia, representando a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí.

A programação foi voltada para oficinas e palestras, onde estudantes, professores e agricultores puderam verificar sobre o que tem de mais moderno e mais usual para a gestão de recursos hídricos.
FACTU na FERTBIO onde foi discutido sobre o uso de fertilizantes biológicos e seus impactos na agricultura brasileira. A FertBio é uma reunião promovida a cada dois anos pela SBCS (Sociedade Brasileira de Ciência do Solo) que propicia oportunidades para a promoção de debates das grandes áreas temáticas e para a congregação de profissionais e de estudantes, consolidando o desejo de todos de integrar as várias áreas do conhecimento em Ciência do Solo. O evento foi realizado no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, em Araxá, Minas Gerais.

O tema central foi “FERTILIDADE E BIOLOGIA DO SOLO: INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA TODOS” onde o objetivo foi de avaliar o estágio atual do conhecimento científico nas diferentes áreas que integram o evento para encontrar soluções para os problemas atuais, assim como delinear perspectivas para o futuro.
Foram quatro dias de palestras, que reuniu aproximadamente 800 participantes entre pesquisadores, profissionais de indústrias, estudantes e outros interessados em biologia e fertilidade do solo onde foram discutidos temas como papel dos nutrientes nas plantas, o uso de inoculantes e vários produtos biológicos.

A FACTU (Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí) esteve presente com a apresentação de trabalho em forma de pôster pela aluna, recém formada em Agronomia, Carolina Ribeiro da Silva acompanhada pela professora orientadora do trabalho Sônia Cristina Jacomini Dias, mestre em Ciências Genômicas e Biotecnologia. O trabalho, intitulado “Trichoderma spp. COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO EM PLANTAS DE FEIJOEIRO COMUM”, teve como objetivo avaliar a influência de fungos do gênero Trichoderma no crescimento e desenvolvimento de plantas de feijoeiro comum atentado para o fato de o Brasil ser um dos maiores produtores de feijão e a importâncias da obtenção de novas estratégias e tecnologias; como o emprego de microrganismos que se encontram na rizosfera; que possam promover crescimento bem como proteger o sistema radicular da instalação de patógenos causadores de diversas doenças nas plantas.

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222