Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Contabilista

Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Contabilista

O Contador e Diretor Administrativo, Adalberto Capanema e o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Gabriel Moreira da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí, participaram, no último dia 04 de maio, às 15h, da Sessão Solene Comemorativa ao Dia do Contabilista, na Câmara dos Deputados em Brasília, quando a Classe Contábil brasileira foi homenageada.

Os autores do requerimento de solicitação da Sessão foram os deputados e contabilistas Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Izalci Lucas (PR/DF) e Chico Lopes (PCdoB/CE).

A Sessão foi assistida por um grande número de representantes das principais entidades contábeis brasileiras, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e os Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/Sescap). Estudantes de Ciências Contábeis inclusive da FACTU também prestigiaram a Sessão Solene.

Nesta homenagem, a Câmara dos Deputados manifestou o seu respeito pelo pleno êxito da profissão e pela contribuição dos profissionais e dos empreendimentos contábeis, nas esferas pública e privada, para o desenvolvimento do País. A mensagem de todos também destacou vários avanços e conquistas da classe contábil, como o restabelecimento legal do Exame de Suficiência, o processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a criação e o aperfeiçoamento do Simples Nacional, entre outros.

O Dia do Contabilista – 25 de abril

Data alusiva ao discurso do então senador João Lyra, em 25 de abril de 1926, no qual enalteceu a classe contábil brasileira destacando a importância e responsabilidade que esse profissional exerce perante a sociedade. O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, há quase 400 mil contabilistas ativos no Brasil e, conforme o registro mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 5,4 milhões de empresas no país. Se cuidar das contas de uma delas fosse à única opção para o profissional, haveria aproximadamente 14 companhias para cada contador.

A Sessão

Presidindo a Sessão, o deputado Izalci Lucas ressaltou que, há séculos, a Contabilidade é um instrumento em constante evolução a serviço do progresso. Para ele, no momento político-econômico atual, quando se discute uma reforma tributária, a participação dos profissionais é ainda mais importante: “Ninguém pode oferecer contribuições mais efetivas à reforma tributária do que os contadores”.

Curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis tem duração de 4 anos e é necessário para aqueles que desejam trabalhar em algumas posições relacionadas a contabilidade. Alguns estudantes optam por fazer um mestrado e doutorado em contabilidade após o término do curso, alguns se especializam em outras áreas como Administração de Empresas com ênfase em Contabilidade.

Ciências Contábeis na FACTU

Durante o curso de Ciências Contábeis o estudante estudará Economia, Administração, Processos Fiscais, Matemática e até Direito com ênfase em Direito Tributário. No último ano é obrigatória a conclusão de um Estágio Supervisionado no qual o estudante de contabilidade deverá apresentar um relatório detalhado do estágio.

Ao término do curso de Ciências Contábeis o profissional estará capacitado a exercer as funções de contador ou profissões relacionados, contudo, por se tratar de uma área de muita responsabilidade é possível que no primeiro ano ele possa trabalhar sob supervisão ou em conjunto com um contador ou auditor experiente até adquirir mais experiência para exercer tarefas que exigem bastante responsabilidade.

Para maiores informações procure nosso Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Gabriel Moreira, na coordenação da FACTU ou pelo telefone: (38) 3676-6222.

Fonte: ASCOM Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222