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Os acadêmicos dos 7º e 9º períodos de Enfermagem sob supervisão da professora da disciplina realizaram visita técnica de observação no Setor de Estimulação Precoce, bem como em toda Instituição da APAE/CER II de Unaí. O objetivo da visita foi verificar através da prática a importância da Estimulação Precoce para as crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, a fim de prevenir e/ou corrigir possíveis deficiências. Tais crianças são atendidas nesta Instituição por profissionais de diversas áreas, a saber: fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, medicina, que juntas promovem estimulação do desenvolvimento infantil.

Na disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente, os acadêmicos aprofundam seus conhecimentos sobre o desenvolvimento normal da criança e do adolescente, mas também se interam das diversas situações que podem ocasionar na criança um atraso no crescimento e desenvolvimento. Como proposta para intervenção e tratamento das crianças com atraso no desenvolvimento tem-se o Setor de Estimulação Precoce, criado segundo normas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (PIPA – Programa de Intervenção Precoce Avançada) para estimular o desenvolvimento infantil.

Os acadêmicos puderam observar as mais diversas atividades realizadas no Setor de Estimulação Precoce e na Instituição, incluindo também a prática de natação, aula de computação, equoterapia, atendimento educacional especializado através do método Teacher às crianças autistas, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil (mensuração de peso, estatura, perímetro cefálico), entre outras. Também esclareceram as dúvidas surgidas junto aos profissionais pertencentes à equipe de estimulação precoce. A atenção especializada à criança com deficiência é um serviço de nível secundário, assim muitos dos acadêmicos não conheciam sua existência. Também foi importante observar mais um campo de trabalho do profissional enfermeiro que pode atuar em equipe interdisciplinar de serviço especializado em reabilitação infantil, ressalta-se que nesta Instituição além de trabalhar com a criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor o enfermeiro também atende pessoas com diversas deficiências físicas, num público total de mais de 600 pessoas por mês.

O fechamento da atividade prática deu-se em sala de aula (FACTU) com todos os acadêmicos que através de debate, os mesmos juntamente com a professora, trocaram as experiências adquiridas a partir da visita realizada e avaliaram positivamente a prática desenvolvida na APAE/CER II.

Quase lá!

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