Acadêmicos da FACTU visitam a cidade histórica de Ouro Preto

Através da coordenação do curso de Direito, os acadêmicos juntamente com a coordenadora, Michelle Lucas Cardoso Balbino e o professor Marcos Vinicius B. N. de Oliveira, realizaram uma Visita Técnica a cidade de Ouro nos dias 30 e 31 de maio de 2015 para participarem de uma palestra referente ao Direito Minerário.

Os alunos da FACTU foram recepcionados pelo Presidente da Fundação Gorceix ( Fundação esta que tem por objetivo contribuir com a formação profissional e com o desenvolvimento científico e tecnológico na área mineral, sempre tomando como premissa básica a responsabilidade social e ambiental), Dr. Cristovam Paes de Oliveira, e pelo Diretor dos Departamentos de Meio Ambiente e Geologia do Petróleo, Dr. Wilson José Guerra, que apresentaram a história da Fundação Gorceix e atuação da mesma frente às pesquisas em mineração e petróleo no Brasil.

Logo após foi realizada Palestra “A Mineração e o Petróleo na Perspectiva Constitucional”, ministrada pela Mestranda Priscilla Kelly, que explanou sobre os principais fundamentos do Direito Minerário na atualidade, trazendo os aspectos jurídicos para o campo da mineração.

Após os eventos na Fundação Gorceix os alunos participaram de visitas históricas ao Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e Escola de Minas.

No dia seguinte, 31 de maio, foi realizado um passeio de Maria Fumaça que conduziu os alunos de Ouro Preto para Mariana.

A cidade de Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, localizada a 95 quilômetros de Belo Horizonte.

Dotada de uma arquitetura barroca, criada por artistas como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e com a participação de escravos, a cidade se tornou palco de manifestações culturais e históricas do ciclo do ouro no Brasil. A diversidade histórica da cidade é composta por mais de 10 igrejas, vários “passos” que representam a paixão de Jesus Cristo, 9 museus, casarios arquitetônicos, 2 oratórios, chafarizes, pontes, mirantes, além dos passeios ecológicos e do parque estadual do Itacolomi. A maior movimentação econômica já vivida ali foi em razão das extrações de ouro e outros minérios, tornando-a alvo dos países da Europa.

A cidade de Mariana

Foi a primeira vila de Minas Gerais, a primeira capital do estado e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Ao longo do tempo, Mariana perdeu espaço para Ouro Preto, mas ainda atrai turistas graças ao casario colonial, às igrejas e aos artesãos.
Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing/Coordenação do curso de Direito
Fotos: Natal Trindade

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222