Abertura Oficial do Evento: Extensão e Responsabilidade Social da FACTU 2012
A Diretora Geral da FACTU, professora Amélia Rodrigues abriu solenemente o evento da Extensão e Responsabilidade Social da FACTU 2012, ressaltando que os princípios educacionais contemporâneos defendem que para a formação do profissional-cidadão é necessário que se constitua uma interação entre o acadêmico e o meio social em que está inserido, de forma que o ensino esteja vinculado à realidade. Com isso o evento proporciona um maior dialogo entre os cursos de: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem e Pedagogia envolvendo uma variedade de atividades desenvolvidas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão, para a produção de novos conhecimentos.
Na abertura do evento, a Faculdade contou com a presença da Assessora Especial do Governo do Estado de Minas Gerais, Edicleusa Veloso Moreira que fez uso da palavra agradecendo o convite e destacou a importância do evento para que o acadêmico na sua formação tenha uma visão maior de sustentabilidade e empreendedorismo social.
A Faculdade envolvida há sete anos com o ensino responsável, convidou o empreendedor unaiense Mário Martins que proferiu a palestra sobre Empreendedorismo Socialmente Responsável. Vale lembrar que o senhor Mário Martins, criador do Projeto Natureza Limpa, foi o grande vencedor por votação popular na categoria Energia do GreenBest, sendo maior prêmio de sustentabilidade brasileira.
O Projeto Natureza Limpa tem atraído a atenção de todo o Brasil. Voltado para a eliminação do lixo urbano, com sua transformação em carvão, mostra-se na vanguarda das soluções do grande problema ambiental que é o lixo, assim desencadeou a curiosidade dos acadêmicos de todos os cursos da FACTU, que realizaram inúmeras perguntas.
Dentre os assuntos abordados Mário Martins falou sobre o lixão de Unaí que há muitos anos vem trazendo transtorno à vizinhança e a administração pública e que logo irá consumi-lo com a carbonização 100% eficaz, com tecnologia nacional de tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos com qualidade ambiental, eficiência social e viabilidade econômica comprovada e sem chorume, não havendo mais a necessidade de aterros sanitários em Unaí e em lugar nenhum do mundo, já que o Projeto Natureza Limpa é um ganho mundial, pois todos os países buscam a solução para lixo, e ela encontra-se aqui, em Unaí.