Se cuidar de pessoas enfermas é uma arte que requer muita técnica e dedicação, os acadêmicos do Curso de Enfermagem da FACTU estão no caminho certo para se tornarem profissionais com formação teórica ímpar e com capacidade para se praticar a enfermagem com alegria, emoção e amor. Sabe-se que o projeto Doutores da Alegria espalhou-se mundo afora pelo grande impacto positivo que se dá ao paciente. E nesta quarta-feira, 10 de maio, os acadêmicos da FACTU mostraram, no dia em que se comemora o Dia do Enfermeiro, que possuem o lado artístico. O ponto alto do evento foi as apresentações que tiveram teatro mudo, dança, música e muita simpatia dos futuros agentes de saúde, e ainda contaram com sorteio de brindes.
O evento contou também com a palestra ministrada pela enfermeira Maria do Carmo Mendes de Magalhães, especialista em enfermagem em nefrologia. Ex-aluna da FACTU, ela abordou o tema “A importância da Enfermagem na prevenção de doenças que podem desenvolver Insuficiência Renal Crônica e no tratamento de pacientes em Hemodiálise”.
Além do evento desta quarta-feira, os acadêmicos fizeram visitas técnicas: na terça-feira (09), ao Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília; à UPA de São Sebastião dia 09/05; e nessa quinta e sexta (11 e 12) participarão da Mostra Científica com apresentação de banners, palestra sobre “Terapia Assistida por Animais (TAA) como instrumento para a humanização da assistência à saúde humana”.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Nathália Oliveira Martins, falou da satisfação em ver que o evento foi conduzido com maestria pelos acadêmicos, que fizeram apresentações excepcionais. Falou também das dificuldades na conclusão do curso, salientando que a FACTU se preocupa com a formação para colocar profissionais capacitados no mercado de trabalho.
O diretor geral da FACTU, Adalberto Lucas Capanema, ressaltou o brilhantismo dos discentes da faculdade, parabenizou os alunos do curso de Enfermagem pela dedicação nos estudos e nos eventos realizados, e disse sentir-se orgulhoso em poder contar com alunos tão dedicados e focados em aprender cada vez mais.
Reportagem e fotos: José Ney Lopes