No dia 12 de maio as professoras Doutoranda Isabela Cristina e Ma. Maria Aparecida participaram do Seminário Internacional Repensando a Universidade Comparativamente: Perplexidades, Políticas e Paradoxos, realizado em Brasília – DF.
Promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o evento teve como finalidade promover a discussão sobre o papel da universidade no marco dos avanços mais recentes da educação comparada apresentando seus desafios e perplexidades no contexto das sociedades pós-modernas. Por um lado, são valorizadas a produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, indispensáveis à economia de mercado, por outro, corre-se o risco de deixar de lado questões da mais alta relevância para o futuro das sociedades, tais como a sustentabilidade ambiental, o aumento da pobreza e a banalização da vida.
Renomados conferencistas internacionais, como Robert Cowen (Instituto de Educação de Londres – Reino Unido) e Andreas Kazamias (Universidade de Wisconsin-Madison – USA – e Universidade de Atenas – Grécia), bem como professores de universidades públicas federais, teceram seus comentários sobre assuntos tais como a necessidade do estudo sobre religião nas universidades, isto por causa dos conflitos religiosos presentes na atualidade; abordaram também a importância da convergência para a interdisciplinaridade, destacando que os estudantes dão muita contribuição, no sentido de conhecerem suas respectivas realidades.
O professor Manuel Marcos Maciel Formiga (UnB) apresentou uma análise sobre o Plano Nacional de Educação de 2001-2010 e de 2011-2020 (este último aprovado em 2014). Das 20 (vinte) metas estabelecidas no segundo Plano 07 (sete) referem-se ao ensino superior, entretanto, a pirâmide está invertida, segundo Formiga, pois o investimento maior deveria ser na Educação Básica.
Bastante aplaudido, o Professor Kazamias enfatizou que nas instituições de ensino superior devem ter não somente a racionalidade, a ciência e a técnica, como também serem trabalhadas a música, a dança, o teatro, a estética, enfim, serem mais humanizadas.
Ao final foi lançado o Volume 2 do livro Educação Comparada: Panorama internacional e perspectivas, organizado por Cowen e Kazamias. Os volumes 1 e 2 encontram-se disponíveis para download no site: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/educacao_comparada_panorama_internacional_e_perspectivas_volume_1/#.VVmY9PlViko.