No dia 17 de junho de 2024, foi realizado um treinamento para todos os docentes da FACTU com o objetivo de aprimorar o atendimento de alunos com transtornos e déficits de aprendizagem.
Primeiro de muitos, a adaptação didática para alunos com qualquer tipo de transtorno, seja TDAH e/ou dislexia, é fundamental para garantir que esses estudantes possam acessar o conteúdo educacional de maneira eficaz e equitativa.
A FACTU entende as dificuldades e desafios que nossos alunos enfrentam, sendo este uma das muitas causas do abandono acadêmico. Porém, com estratégias adequadas, é possível melhorar significativamente a experiência educacional e os resultados acadêmicos.
A colaboração entre professores, pais e profissionais de saúde é de extrema importância para o sucesso das adaptações didáticas. Ainda, é importante sensibilizar todos os alunos sobre as diferenças de aprendizado, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso.
A adaptação didática para alunos com transtorno requer um esforço contínuo e uma abordagem personalizada. Com estratégias adequadas e apoio constante, esses alunos podem superar os desafios e alcançar seu potencial pleno no ambiente educacional.
A FACTU está aqui para ajuda-los nesse desafio, tornando-o menos árduo e mais prazeroso.
Por isso, às palestrantes Cintia Pereira (fonoaudióloga, especialista em processamento auditivo e transtornos de aprendizagem) e Gizelly de Lima (Neuropsicopedagoga, especialista em educação inclusiva, adaptação e modificação curricular), nosso agradecimento fraterno pelo apoio nessa jornada.
Confira as fotos: