10º período de Enfermagem da FACTU realiza ação no PSF Jacilândia

Para celebrar a campanha do Outubro Rosa, que busca a conscientização de mulheres para a prevenção do câncer de mama, o 10º período do curso de Enfermagem da FACTU, realizaram na manhã do dia 20 de outubro, uma palestra com a Dr. Diva Moreira Rodrigues para as mulheres do bairro Jacilândia, um trabalho supervisionado pela professora Renata Silveira.

Além da palestra, as convidadas participaram de momentos recreativos com a contora Gabriella Caetano, bingos e muitas outras brincadeiras.
O 10º período de enfermagem agradecem os parceiros do PSF do bairro Jacilândia e comerciantes que patrocinaram o evento, “Armazém do Moises, Bar do coelho, FACTU, Camisaria Máximos, Contabilidade Dinâmica, Papelaria Mônia, Tecidos União, Tecidos Santana, Desafio Tecidos e Portal Iuminar.”.
 
CÂNCER DE MAMA  
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
Caroço (nódulo) fixo endurecido e, geralmente, indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
Saída espontânea de líquido dos mamilos
As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.
Colaborador: Robismar Pereira

Quase lá!

Enviamos o Comprovante de Inscrição no seu EMAIL.

Para efetivar sua inscrição realize o pagamento da taxa de inscrição via PIX ou Depósito/Transferência Bancária.

Valor da taxa: R$ 30, 00

Chave PIX (CNPJ):
00.150.991.0001/99

Conta Bancária:
Banco do Brasil
Agência: 0508-8
C/C: 4673-6
Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí

Enviar comprovante para: (38) 9 9746-5105

DÚVIDAS? entre em contato pelo telefone: (38) 3676-6222