Conhecer exitosos modelos de educação deve motivar os educadores, para, assim, aprimorarem a realidade onde atuam.
A professora e coordenadora do curso de Pedagogia, Ma. Maria Aparecida de Oliveira, visitou a cidade de Santiago do Chile, com o objetivo de conhecer a Pontifícia Universidade Católica, esta escolha se deu pelo fato da referida universidade ter sido classificada, segundo o ranking da prestigiada consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds), como a melhor da América Latina (veja link abaixo).
A visita aconteceu em dois campus, Casa Central e São Joaquim. Em ambos a receptivamente foi marcante, tanto por parte de estudantes, professores, chefe de Departamento quanto colaboradores. Um estudante do pré-vestibular passou para a docente a sua visão da educação básica, falou dos avanços da educação pública naquele país, todavia, afirmou ser necessário mais investimento nas escolas de periferia.
O professor Dr. Enrico, gentilmente, recebeu nossa coordenadora e falou sobre como a Universidade Católica do Chile que ficou com o mais alto conceito entre todas as universidades da América Latina. Segundo ele, “foi um projeto de longo prazo; partiu dos estudantes; a universidade buscou modelo de universidades de países de primeiro mundo, se profissionalizou, enviou os docentes para estudarem fora do país. A contratação de docentes é por concurso, por profissionalismo. Todos abraçaram a causa.”
Dr. Enrico mostrou os laboratórios de ecologia terrestre e ecologia marítima. Chamou a atenção o projeto Ecologia Social, voltado para pescadores. Falou de sua grande satisfação em trabalhar naquela instituição.
Estudantes dos cursos de Direito e de Pedagogia falaram como é estudar naquela universidade. Destacaram que a universidade “abre muitas portas de trabalho.” Foi perguntado às estudantes do Curso de Pedagogia sobre a metodologia utilizada pelos professores. Segundo as acadêmicas, alguns são mais tradicionais, outros, porém, promovem debates e discussões e dão espaço para atividades ativas. Em uma sala do Curso de Agronomia e Engenharia Florestal, os estudantes acompanhavam a aula pelo notebook.
Muito gentil e sorridente, o atendente do Programa de Pós-Graduação elogiou o Brasil, onde a coordenadora e o atendente cantarolaram uma música brasileira.
Em conversa com algumas pessoas com as quais teve contato, buscando informações sobre as melhores universidades, foram unânimes: Universidade Católica do Chile.
Para a professora, foi possível trazer algumas práticas adaptando-as à nossa realidade. O objetivo foi alcançado. Sem dúvida, a viagem alargou os horizontes e renovou a certeza de que educação é investimento, de que, se há vontade e profissionalismo, pode-se atingir e até superar metas de desenvolvimento pessoal, econômico e social.
https://exame.abril.com.br/carreira/pela-1a-vez-melhor-universidade-da-america-latina-nao-e-a-usp/
Fonte: Professora da FACTU e coordenadora do curso de Pedagogia, Ma. Maria Aparecida de Oliveira.