A noite desta ultima terça-feira, 24 de outubro, foi especial na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU) onde a instituição abordou um assunto importantíssimo quando se fala em saúde da mulher. O câncer de mama, que atinge milhares de pessoas, tem o mês de outubro como a época que mais se discute em prevenção e a maneira de ser diagnosticada ainda no estágio inicial da doença.
O evento realizado pelo curso de Enfermagem da faculdade, ganhou cor desde a recepção até na sala de eventos da instituição. Alunos de enfermagem participaram de duas palestras e presenciaram um depoimento de Maria Dalva, que sofreu com o câncer de mama e hoje está 100% curada.
A primeira palestra foi ministradas por Silvone Francisca de Oliveira, diretora executiva da ANMECC, que explanou a importância de se fazer a prevenção. Ela apresentou também os projetos de construção do Hospital do Câncer em Unaí.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Nathalia Oliveira Martins, ressaltou a satisfação da FACTU poder realizar um evento importante para a comunidade acadêmica, tanto como profissional quanto para a prevenção de todos que ali estavam. Parabenizou as palestrantes pelas informações repassadas e disse que o evento superou as expectativas.
A segunda palestrante da noite foi Lorrane Iack, máster em dermopigmentação e que desenvolve um trabalho ímpar com pacientes mastectomizadas e que de forma terrível perdeu as aréolas devido ao tratamento do câncer de mama. Lorrane desenvolve esse trabalho gratuitamente, sem distinguir a classe social de suas pacientes. Em sua palestra, que foi emocionante, relatou situações de alegria infinita das mulheres que receberam as aréolas de volta através da dermopigmentação.
Reportagem e fotos: José Ney Lopes