005

Jogos Pedagógicos de Materiais Recicláveis

Uma Ferramenta Para a Educação Ambiental e Educação Especial / Atendimentos Educacionais Especializados (AEE)

Há uma grande diferença entre lixo e sucata, a sucata pode ser reciclada e ganhar um novo significado, sem falar no bem para o meio ambiente. Com novos métodos de ensino, o jogo vem sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta de apoio, objetivando facilitar os trabalhos desenvolvidos pelos professores e os alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos de acessibilidade, eliminando as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas dificuldades específicas, tornando o ensino e a aprendizagem muito mais significativos e prazerosos. Sabe-se que a atividade lúdica é um elemento metodológico ideal para promover a formação do aprendizado diferenciado.

Com base nesses ideais os acadêmicos do 6º período do Curso de Pedagogia da FACTU perceberam a necessidade de criar uma oficina voltada para a elaboração de jogos pedagógicos destinados à educação especial e esses jogos serem ofertados a uma escola do município de Unaí que tenha sala de recursos. Assim, sob a orientação da professora Danyelle Júnia, foi realizada uma oficina no dia 30 de setembro e no dia 05 de outubro, os estudantes Braytner e Hivenizia, representando os colegas, juntamente com a referida professora, fizeram a entrega dos jogos pedagógicos na Escola Municipal Tomáz Pinto.

Foi imensa a alegria de todos os envolvidos! Ações como essa mostram que é possível aprender de forma prazerosa e com o diferencial de utilizar materiais confeccionados com sucata.

001 002 003 004 005 006 007 008 009 010

 

Deixe um Comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *