BIBLIOTECA JUSCELINO KUBITSCHEK

Atualizada, moderna e completa a biblioteca cumpre todas as exigências do MEC. A biblioteca, cuja natureza, finalidades, estrutura organizacional e física, funcionamento, sistema de informação, de classificação e de catalogação, regime disciplinar e atribuições do bibliotecário e dos demais servidores, são estabelecidos por regulamento próprio.

O hall de entrada da biblioteca conta com espaço destinado à recepção e espaços tipo guarda-volumes. O acervo é disposto em prateleira, o acesso é livre, a entrada e saída dos usuários são acompanhadas por funcionário e os materiais emprestados são controlados através de leitora de códigos de barras e sistema eletrônico da 3M, seja no empréstimo ou na saída da biblioteca.

O processamento técnico do acervo é informatizado, abrange todas as rotinas e operações do setor, dentre elas: controle do acervo, empréstimo e devolução, cadastro de usuários, pesquisa bibliográfica, aquisição de obras e registro, catalogação, classificação, indexação do acervo, listas de duplicatas, etc. As obras vêm sendo catalogadas e classificadas pela AACR2, CDU e CUTTER.

Quanto à organização do acervo, bem como as formas de acesso ao mesmo, são realizadas orientações aos alunos visando informar sobre o funcionamento da biblioteca, otimizando e estimando o seu uso. O acesso à base de dados que contém o acervo da Biblioteca pode ser feito por terminais de computadores instalados na Biblioteca ou pela internet no site da Instituição. Somos unidade participante e contamos com as bases do IBICT, como o CCN – Catálogo Coletivo Nacional, o COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica, os periódicos on line e a BIREME e suas bases MEDLINE e LILACS.

No setor de referência, as consultas são realizadas na própria biblioteca e o acervo é constituído de enciclopédias de áreas diversas e especializadas, dicionários, teses, dissertações, monografias, atlas, anuários, coleções especializadas, obras de difícil aquisição ou de edições esgotadas.

No setor de periódicos, temos assinatura de jornais nacionais de circulação diária, revistas científicas específicas dos Cursos, além de outras de áreas diversas.

No setor de videoteca e multimídia temos recursos audiovisuais como fitas de vídeo, slides, disquetes, CD, CD-ROM referentes à área dos cursos e outras.

A biblioteca possui material com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para normalização de documentação e manual da Faculdade com as exigências específicas para a apresentação de trabalhos técnicos e científicos.

As atividades dos Recursos de Multimídia proporcionam o devido suporte técnico-pedagógico ao processo de ensino-aprendizagem, aos planos, programas e projetos de iniciação a pesquisa e de extensão.

Os recursos de multimídia disponíveis aos usuários em correlação pedagógica, com as experiências curriculares compreenderão: Videoteca, cedeteca, filmoteca, hemeroteca; Materiais de suporte (discos, disquetes, microfilmes, slides, fitas magnéticas, xerocópias, periódicos, mapas e plantas); Aparelhos e equipamentos eletrônicos (televisor, videocassete, DVD, computador, laptop, xérox copiadora, projetor, retro projetor, aparelho de som); Demais recursos de multimídia.

 dscn0025 dscn0026 dscn0027 dscn0028 dscn0033 dscn0036