SÍNTESE DO PPC – CURSO DE AGRONOMIA (Bacharel)

Coordenadora: Francilene Lima Ferreira
E-mail: agronomafran@hotmail.com

CURSO

Em 2012 o curso completou 12 anos sendo a Instituição pioneira na região em formar profissionais em Agronomia. O objetivo é formar o profissional com a capacidade de interpretar as mais distintas situações de campo e laboratório. Durante o curso o acadêmico participa de aulas práticas que permitem a compreensão da interação teoria-prática, de fundamental importância para o Engenheiro Agrônomo.

PROFISSÃO

O profissional formado em Agronomia atua em todos os ramos da Agropecuária, permitindo que o bacharel desenvolva os conhecimentos no setor privado como gerente agrícola, administrador rural, representante comercial e extensionista. No setor público por meio de concurso o Engenheiro Agrônomo atua como Fiscal Federal Agropecuário pelo Ministério da Agricultura (MAPA), Ministério Público da União (MPU), fiscal Estadual (Instituto Mineiro de Agropecuária-IMA), pesquisador científico em instituições estaduais e federais tais como: EMBRAPA, IAPAR, IAC, EMATER, ANA, EPAMIG etc. O profissional com experiência pode atuar como consultor, além disso, há a opção de atuar na área acadêmica como professor de nível superior em universidades, centros federais de educação tecnológica (CEFETs) e escolas agrícolas.

DURAÇÃO

O curso tem a duração de 5 anos, com carga horária total de 3755 horas. O curso é integral, porém do 1º ao 4º período as aulas são somente no período noturno, com as aulas práticas no sábado pela manhã. A partir do 5º Período as aulas são ministradas no período da tarde e noite.

ATO AUTORIZATIVO EXPEDIDO PELO MEC

O curso de Agronomia da FACTU foi autorizado pela Portaria/MEC n. 1920/2004, publicado no Diário Oficial da União em 29/06/2004.

COMPONENTES CURRICULARES

DISCIPLINAS

DOCENTES

EMENTAS