conipfactudia10-41

CONIP FACTU é realizado com sucesso na Instituição

O Congresso de Iniciação à Pesquisa – CONIP FACTU, realizado nos dias 09 e 10 de maio de 2019, nasce de um processo evolutivo de atuação institucional de incentivo e apoio à iniciação a pesquisa em Unaí e região.

Por mais de 8 anos a FACTU realizou a Mostra Científica Interdisciplinar, que tinha o objetivo de apresentar a comunidade escolar os trabalhos realizados por nossos alunos. Visando uma nova projeção em caráter nacional, nasce o CONIP FACTU, que já no seu primeiro ano contou com apresentação de 201 trabalhos acadêmicos, sendo trabalhos realizados tanto por acadêmicos de todos os cursos da IES, como também trabalhos realizados por alunos das Escolas Estaduais Juvêncio Martins Ferreira (Escola Agrícola) e Virgílio de Melo Franco.

Incentivar o desenvolvimento e a realização da pesquisa institucional, proporcionar aos estudantes a orientação qualificada em prol do ensino pela pesquisa, promovendo a interdisciplinaridade das diversas áreas do saber.

O CONIP FACTU 2019 contou com o tema central para articulação interdisciplinar dos trabalhos “Cooperação Social para o desenvolvimento do Noroeste de Minas”. A temática teve o objetivo de debater, nas diversas áreas de conhecimento, problemas, soluções e incentivos em prol do ensino e da pesquisa.

Além dos trabalhos científicos apresentados no CONIP, os quais tiveram o enfoque na pesquisa, a interdisciplinaridade pela extensão também foi realizada através do Projeto Clave de Sol, que representa uma integração cultural entre os acadêmicos dos cursos da FACTU e alunos das escolas públicas da comunidade, que este ano teve o tema, “A Música como um Instrumento de Paz”.

Assim, o evento nasce com força nas três esferas de atuação acadêmica – ensino, pesquisa e extensão, valorizando a proatividade e a cooperação dos povos, com foco na região na qual estamos inseridos.

Agradecemos a participação de todos e convidamos para o CONIP FACTU 2020.

Deixe um Comentário...

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *